domingo, 13 de novembro de 2011

O PROJECTO FINISTERRA

REFLECÇÃO

Ao olharmos para trás, não muito para trás, observamos que o turismo em Sesimbra tem sofrido uma transformação bem vincada nos últimos anos, onde através de um conjunto de iniciativas camarárias e de parcerias de e com empresas de vários sectores ligados ao turismo, vieram desafiar o tal celebre slongan de “sol e praia” para o actual “Sesimbra, um mar de emoções…Todo o ano”. São visiveis os esforços e também os resultados destas parcerias.
De realçar a formação de um grupo de trabalho para reflexão e acção no sector do turismo no Concelho de Sesimbra, o Turiforum, que em muito tem contribuido para esta evolução.
Numa primeira experiência, a realização de um evento de grande esforço colectivo e também financeiro a qual foi dado o titulo de Famtour, onde um grande conjunto de empresas disponibilizaram os seus meios para criar um fim de semana diferente e de grande mostra diversificada dos vários potenciais polos de desenvolvimento de turismo da região.
Também a criação de um subgrupo ligado ao sector do mergulho, agora em franca expanção e que além do seu grande desenvolvimento, principalmente no Verão, tem vindo a crescer exponencialmente durante todo o inverno, sendo o seu grande marco turistico, a passagem de ano subaquática que hoje já é uma marca de grande qualidade reconhecida nacionalmente que é o Reveillon de Sesimbra.

Passados alguns anos é necessário reflectir após o que se tem feito, qual o verdadeiro retorno de todo este esforço e promoção.

A empresa Falcão Azul Serviços Aéreos em Helicóptero é uma empresa sediada em Sesimbra e pioneira em Portugal como empresa turística de passeios aéreos em Helicóptero por todo o pais.
É especializada em fotografia aérea, facto que a fez destacar a nivel nacional nos últimos anos com o lançamento numa edição de autor do fotógrafo Carlos Sargedas do livro “Vertigem Azul” e vê o seu trabalho e o seu nome reconhecido, projectando-o através da comunicação social, dando eco ao seu trabalho.
Para acompanhar este lançamento do livro executa uma grande exposição em grande formato em cartazes de 3x2 metros em plena via pública e por uma outra exposição de 24 telas em médio formato 2x1 mts que permaneceram expostos em conferências e apresentações em Setúbal, no museu de etnografia, no museu do trabalho, no forúm cultural do Seixal, no espaço de exposições da Fnac do Forúm de Almada, em vários locais em Sesimbra, diversas galerias de arte, promovendo a Costa Azul. Apresentou este trabalho em pleno Convento da Arrábida ao lado de muitas figuras do turismo e cultura nacional.

Mais tarde, recebe um reconhecimento público na Gala de Turismo da Costa Azul pelo seu contributo para a valorização do turismo na região, dando a conhecer todo um vasto património natural através do seu livro e edição de um filme aéreo sobre a zona costeira entre os estuários do Tejo e do Sado.


As suas imagens continuam a ilustrar inúmeros jornais locais de Sesimbra, Setúbal e Palmela . Os seus trabalhos fotográficos estão também presentes em vários trabalhos publicados por outros autores que viram nas fotos aéreas de Carlos Sargedas o último “toque” para ilustrar os vários livros onde participou.

Com isto os nomes de Carlos Sargedas e da sua empresa Falcão Azul tiveram que criar uma montra através das novas tecnologias, criando sites distintos mas interligados para a divulgação do seu trabalho.
Para sua promoção realizou uma série de filmes de promoção turistica de vários locais de Portugal. Um grande investimento monetário para produzir 4 filmes com as mais altas tecnologias digitais, que teem vindo a “dar nas vistas” um pouco por todo o lado. Cinco mil visitas diárias de todo o mundo ao seu site www.falcaoazul.com é a prova de um bom trabalho promocional dos locais projectados, nomeadamente Lisboa, Sintra, Alentejo e Arrábida que são os passeios base do trabalho turístico dos passeios aéreos.
Também as televisões convidam Carlos Sargedas para alguns programas onde vai falar sobre o seu trabalho e sobre o cabo Espichel. Rádios e algumas revistas de referência como a “Visão” destacam o seu trabalho.


Para dar mais visibilidade a este projecto, começou hà três anos a participar em festivais internacionais de filmes turísticos, festivais de grande prestigio mundial cuja organização do CIFFT (Comitê Internacional de Festivais de Filmes de Turismo), que se realiza em treze paises. Falamos de festivais que reúnem os melhores dos melhores produtores e realizadores do género ligados à produção de filmes turisticos promocionais e documentários, grandes produtores de Los Angeles, Bolywood, Cannes, Berlim e Polónia, entre outros, para servir de exemplo a instituições e produções como o National Geografic.
Nesta sua primeira participação, a empresa Falcão Azul e o fotógrafo Carlos Sargedas, viu esse esforço ser reconhecido ao ganhar uma Menção Honrosa com o seu filme “Lisboa” no Festival Internacional realizado em Portugal, menção atribuída entre os melhores filmes turísticos entre muitos paises participantes. Cinco meses mais tarde recebe na Grécia um prémio com outro dos seus filmes “ Sesimbra”, surpreendendo os membros do júri e mais tarde toda uma platéia ao mostrar as belezas naturais do parque natural da Arrábida até ao Cabo Espichel.
De seguida, ganha com este mesmo filme três prémios no festival na Polónia.
Pela primeira vez, um prémio especial do júri - o prémio de melhor fotografia de cinema - entregue por um realizador Polaco, Jerzy Szkamruk que ganhou recentemente um óscar em Hollywood, e também o prémio do canal Travel, projectando-o em todo o mundo através do filme “Sesimbra- Arrábida” em todos os canais Travel do mundo. Tudo isto permitiu reconhecimento internacional e consequentemente credebilidade. Paralelamente tem sido convidado a expor como fotógrafo, alguns dos seus trabalhos nos festivais internacionais onde participa como produtor e realizador.

É frequentemente convidado a visitar algumas escolas de turismo e estudos politécnicos pela excelência do seu trabalho, também a escola profissional de Setúbal, para falar da sua experiência profissional. Com alguma frequência participa como orador em visitas ao IPL de
Leiria, instituto politécnico de turismo e ciencias do Mar em Peniche onde já deu várias conferências e aulas abertas em plenário.

Também como orador em vários ciclos de cinema e estudos de comunicação autarca.

Com isto veio o reconhecimento internacional e consegue o “crêdito” de trazer a Sesimbra uma mostra de filmes premiados em 13 festivais internacionais de filmes de turismo, e ser o promotor a sul do país do Festival Art&tur 2011 de Barcelos trazendo com ele jornalistas internacionais ao Cabo Espichel, Sesimbra e Arrábida para ver este lugar que tanto tem impressionado em todo o mundo.
Assim foi dado no passado dias 9,10 e 11 de Setembro de 2011 o primeiro passo da criação do projecto FINISTERRA - Arrábida Film Art & Tourim Festival, um festival de cinema para atraír produtores e realizadores de cinema nacionais e internacionais, mas também criar um roteiro internacional de cineturismo na Arrábida, Sesimbra e Cabo Espichel .

Sem comentários:

Enviar um comentário